O Estandarte

História do jornal

ÓRGÃO OFICIAL DA IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

Fundado em 7 de janeiro de 1893 por Rev. Eduardo Carlos Pereira, Rev. Bento Ferraz e Presb. Joaquim Alves Corrêa. (Sucessor do jornal "Imprensa Evangélica" fundado em 5/11/1864)

Arvorai o estandarte às gentes (Ísaías 62:10) - Pela Coroa Real do Salvador


O nascimento de O Estandarte
Na obra "Annaes da 1a. Egreja Presbyteriana de São Paulo", publicada em 1938, assim escreveu o Rev. Vicente Themudo Lessa, a respeito do nascimento do órgão oficial da IPI do Brasil:

"Em 7 de janeiro de 1893, apareceu o primeiro número d'O Estandarte, bem redigido e melhor acolhido. Excelente noticiário. Do artigo de fundo colhe-se o seguinte trecho:

"Vimos occupar, na imprensa de nosso paiz, o logar que, por largos annos, occupou a Imprensa Evangelica, ha pouco extincta. Nosso programma, porém, é mais comprehensivo, de accordo com os novos tempos...

O Estandarte exerceu grande influencia na Egreja Presbyteriana Brasileira, como seu orientador ... Quando o jornal começava a advogar uma idea, era certo que a victoria estava assegurada..."

Acervo Eletrônico

A IPI do Brasil disponibilizou todas as edições de O Estandarte, de 1893 a 1997, através de seu site. Para acessar estes documentos diretamente, clique aqui
Os arquivos para leitura e download estão em PDF. Caso não tenha instalado, clique na figura ao lado
Projeto "Resgatando Nossas Memórias"
Primeira Igreja Presbiteriana
Independente de Osasco